Vozes que ecoam: Comunicação e o enfrentamento à violência de gênero
- 20 de out.
- 1 min de leitura

No dia 26 de setembro, na segunda aula, as Promotoras Legais Populares participaram de uma aula com Fernanda Ikedo, jornalista, doutoranda em Comunicação e Cultura e coordenadora do projeto Alimentando a Cidadania, do Banco de Alimentos de Sorocaba. Autora de livros sobre memória e direitos humanos, Fernanda trouxe reflexões potentes sobre como a violência de gênero se manifesta também no mundo digital e como a comunicação pode ser usada para enfrentá-la.
A partir do subtítulo “Vozes que ecoam”, ela destacou que a comunicação é um território de disputa e resistência. Ao mesmo tempo em que a mídia e as redes sociais podem reproduzir estereótipos e violências simbólicas, também oferecem espaço para ciberativismo, empoderamento e transformação social.
Fernanda lembrou que a palavra tem poder: pode oprimir ou libertar. Por isso, compreender o papel da comunicação é essencial para fortalecer vozes femininas, promover direitos e enfrentar as desigualdades de gênero, tanto nas ruas quanto nas redes.











Comentários