Terça-feira, 31 de Maio de 2022 O atual Presidente da República, em mais uma de suas tantas grosserias, vetou o nome da médica Nise Magalhães da Silveira no livro "Heróis e Heroínas da Pátria".
A psiquiatra alagoana Nise Magalhães da Silveira, de reconhecimento mundial, foi responsável por profundas mudanças no tratamento de pessoas com transtornos mentais, combatendo os métodos agressivos como eletrochoque e lobotomia e o isolamento em hospícios. Foi uma das pioneiras da luta antimanicomial no Brasil, impactando profundamente o funcionamento dos manicômios no país, desenvolvendo ações que abriram caminhos para a reforma psiquiátrica.
Nise da Silveira não se limitou somente a profissão médica, escreveu livros e foi militante política. Seu trabalho na área da psiquiatria, além de honrarias e reconhecimento internacional, deixou como legado inúmeras fundações e instituições de estudos.
A inclusão do nome da médica psiquiatra Nise da Silveira no Livro dos Heróis e Heroinas da Pátria foi uma iniciativa da Deputada Federal Jandira Feghali, também médica, através de projeto aprovado no senado federal. No entanto, por decreto do presidente Bolsonaro publicado no dia 25 de abril de 2022, o projeto foi vetado com a justificativa de ..." contrariedade ao interesse público".
Agora o veto será avaliado pelo congresso federal, podendo ser aprovado ou rejeitado.
O que fica exposto em mais esse episódio deplorável vindo do governo federal é a gana autoritária fascista que dissemina ódio e intolerância contra tudo e todos que não estão no seu horizonte, seja político, seja de idéias.É um governo que exalta assassinos torturadores e desmerece nossos verdadeiros heróis e heroínas.
NISE MAGALHÃES DA SILVEIRA É HEROÍNA DA NOSSA PÁTRIA BRASIL!!
Comentarios