top of page

Instituto Plena Cidadania

O Instituto Plena Cidadania, PLENU, é uma organização não governamental, de caráter público e recentemente foi reconhecido pela prefeitura de Sorocaba, como utilidade pública.

O PLENU surgiu num momento em que ativistas políticos, sensíveis a questão dos Direitos Humanos, unido ao trabalho desenvolvido pelo mandato da deputada federal Iara Bernardi, buscavam um instrumento que possibilitasse discutir e debater os fundamentos da área de Direitos Humanos, reafirmando a importância do acesso a esses direitos e suas diferentes áreas de proteção.

A entidade tem como foco, a luta por relações de gênero equitativas e fraternas, por um meio ambiente saudável, contra toda a forma de discriminação e preconceito de raça, cor, idade, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual e pela defesa de uma sociedade justa e um Estado democrático e laico.

Nossas Conquistas

Há oito anos o PLENU desenvolve um trabalho de capacitação de cidadãs e cidadãos para a o reconhecimento e a defesa de direitos juridicamente assegurados e acompanhamento da implementação das políticas públicas que promovem os Direitos Humanos.

Em 2013, o PLENU foi indicado pela deputada federal Iara Bernardi, componente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, e ficou entre as três entidades escolhidas de todo o Brasil. O Prêmio analisa as boas práticas de entidades brasileiras, na promoção dos Direitos Humanos e Educação, dentro das comunidades.

Promotoras Legais Populares

Desde sua fundação, o foco da entidade tem sido o curso, Promotoras Legais Populares (PLP), um projeto voltado exclusivamente para mulheres e que já capacitou mais de 600 delas.

Atualmente, o curso é desenvolvido nos municípios de Sorocaba, Mairinque, Alumínio e Tatuí.

O nome, Promotoras Legais Populares é usado em diferentes países e acolhe o significado: mulheres que trabalham a favor dos segmentos populares, com legitimidade e justiça.

Atividades Institucionais

O PLENU conta com representantes no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental - APA Itupararanga, no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sorocaba, na Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e no Conselho do Centro de Referência da Mulher de Sorocaba.

bottom of page