top of page

Prêmio Darcy Ribeiro contempla curso de promotoras populares

Por indicação da deputada Iara Bernardi (PT-SP), o Instituto Plena Cidadania (Plenu) foi um dos três projetos agraciados em 2013 pelo Prêmio Darcy Ribeiro, entregue na tarde desta terça-feira (19) na Câmara dos Deputados. A entidade, que nasceu em Sorocaba (SP), tem um trabalho voltado à promoção da cidadania, com foco nos direitos humanos e, mais especificamente, nos direitos das mulheres. "O instituto desenvolve cursos de ‘Promotoras Legais Populares', que forma mulheres para o conhecimento dos seus direitos", explicou a deputada.

Segundo Iara, as alunas que recebem essa formação são orientadas a repassar o conhecimento adquirido nos diversos ambientes onde exercem alguma atividade. "Elas atuam nos conselhos municipais, interveem nas suas comunidades, promovem ações nos locais onde trabalham. É isso que a gente espera delas". Em dez turmas já concluídas, o Plenu já formou centenas de multiplicadoras e já se expandiu para mais quatro cidades do interior de São Paulo: Alumínio, Mairinque, São Roque e Tatuí.

A essência do curso é democratizar a informação jurídica e legal, especialmente no que diz respeito à condição feminina e às relações de gênero. O Plenu tem parceria com a União de Mulheres do Brasil e com o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública, que referenda e concede um diploma às participantes ao fim do curso. O instituto é uma associação sem fins lucrativos, de caráter público e suprapartidário. Neste ano, foi declarada de Utilidade Pública Municipal.

O deputado Antonio Carlos Biffi (PT-MS), que representou o presidente da Câmara na solenidade de entrega do prêmio, falou da importância do educador Darcy Ribeiro, que fez da promoção da educação "uma bandeira de luta e um projeto de vida", e destacou a importância do reconhecimento do trabalho de entidades que atuam complementando as ações do Estado. "Foi difícil a tarefa de escolher três ações pelo excesso de boas iniciativas", disse. O deputado Artur Bruno (PT-CE), 1º vice-presidente da Comissão de Educação, também participou da entrega.

Homenagem - O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é anualmente concedido pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados a três pessoas ou entidades, cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. Neste ano, além do Instituto Plena Cidadania, foram agraciados a Fundação Lemann e o Instituto Padre Vilson Groh. A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro.

Em 2012, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos premiados, por ter garantido avanços significativos nas políticas públicas para a educação brasileira.

Tarciano Ricarto

Fonte: PT na Câmara

Quarta-feira, 20 de Novembro de 2013


5 visualizações0 comentário
bottom of page