top of page

Políticas Públicas para as Mulheres e o Enfrentamento à Violência de Gênero

  • 3 de nov.
  • 1 min de leitura

No dia 19 de setembro, o curso de Promotoras Legais Populares recebeu a assistente social Fabiana Machado, da Prefeitura de Sorocaba, para a aula “Políticas Públicas para as Mulheres e Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência”.


Fabiana destacou que a violência contra a mulher tem raízes na desigualdade de gênero, estruturada nas relações sociais e de poder. Explicou que as políticas públicas com recorte de gênero são fundamentais para garantir igualdade e que o gênero, diferentemente do sexo biológico, é uma construção cultural que influencia comportamentos e oportunidades.


Entre os fatores que perpetuam a violência, foram citados a cultura machista, a educação patriarcal e a coisificação da mulher. A palestrante também abordou a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que define diferentes tipos de violência — psicológica, física, sexual, moral e patrimonial — e apresentou o ciclo da violência doméstica (tensão, explosão e lua de mel).


Fabiana ressaltou ainda o papel da rede de proteção, composta por serviços como CRAS, CREAS, DDM, UBS, Defensoria Pública e Casa Abrigo, e destacou o CREAS como espaço de acolhimento e articulação para garantir a segurança e autonomia das mulheres.


Encerrando o encontro, compartilhou a frase de Angela Davis:

“Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar.”


Movimento de mulheres unidas em círculo
Movimento de mulheres unidas em círculo

 
 
 

Comentários


bottom of page