top of page

PROJETO JORNADA MULHERES NA PANDEMIA TEM ÚLTIMA PALESTRA NESTA SEXTA-FEIRA

Chega ao final, nesta sexta-feira, dia 10 de setembro, às 19h30, o segundo módulo do projeto "Jornada Mulheres na Pandemia", promovido de forma virtual pelo PLENU ao longo de 2021, para mulheres previamente escritas. A última palestra será sobre Estrutura, com a advogada e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Emanuela Barros. A realização do projeto se deu diante do cenário caótico da pandemia de Covid-19, que impediu, pela primeira vez desde 2003, a realização do curso Promotoras Legais Populares, turma 2021.

Além da impossibilidade da realização dos encontros presenciais, a crise sanitária também gerou um aumento dos casos de violência e feminicídio em todo o Brasil e a necessidade do enfrentamento dessa situação. A fim de reafirmar seu compromisso com a defesa dos Direitos das Mulheres, o PLENU iniciou o projeto em abril e maio, com o primeiro módulo e 5 encontros virtuais, e com o segundo módulo iniciado no final de julho e que se encerra neste dia 10 de setembro.

No primeiro módulo foram oferecidas as palestras História do Feminismo, com a escritora feminista Amelinha Teles; Direitos das Mulheres, com a professora Vera Capucho; Direitos Humanos, com a advogada Maristela Monteiro; Liberdade e Cidadania, com a professora Rosalina Burgos; e Mulheres na Política, com a professora e vereadora Iara Bernardi.

Neste segundo módulo, os encontros foram sobre Direitos das Mulheres, com a jornalista Fernanda Ikedo; Violência de Gênero, com professora Vivian Delfino Motta; Violência Doméstica, com a socióloga e coordenadora do curso de PLPs de São Bernardo do Campo, Dulce Xavier; Lei Maria da Penha, com a professora Adjunta do Núcleo de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro Livia Gimenes; Feminicídio, com a delegada e professora de direito penal Fernanda Ueda; e Políticas Públicas para as Mulheres, com a enfermeira e secretária geral do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Regina Cardoso; além da palestra final com a advogada Emanuela Barros.

No último encontro teremos também a fala da presidenta do PLENU, Tânia Bacelli, e da presidenta de honra, a vereadora Iara Bernardi, para encerrar a programação do projeto. As 50 participantes, vindas dos municípios de Sorocaba, Votorantim, Tatuí, Boituva, Salto de Pirapora, Cesário Lange, Itapetininga, São Roque, Alumínio e Mairinque, que assistiram a todas as palestras, receberão certificados de participação concedidos pelo PLENU.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nós, PLP’s Pretas do Estado de São Paulo, das cidades de Americana, Araraquara, Atibaia, Bertioga, Botucatu, Campinas, Diadema, Franco da Rocha, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Jaú,

bottom of page