top of page

PROJETO: JORNADA MULHERES NA PANDEMIA

O mundo foi surpreendido pela Pandemia do novo Coronavírus - Covid 19, em março de 2020, e desde então milhões de vítimas pelos países mudaram muito o cotidiano de todos.

Passado um ano, seguimos contabilizando no Brasil mais de centenas de milhares de mortes. Meses depois do início da pandemia, vacinas foram pesquisadas e após os processos de aprovação em dezembro de 2020, as primeiras vacinas foram aplicadas, começando pela Inglaterra. Infelizmente, no Brasil o governo Bolsonaro não atendeu às primeiras ofertas de vacina, em agosto do ano passado, e com isso o processo de compra e aplicação de vacinas está muito atrasado. Com menos de 8% da população vacinada e o número de contágios só aumentando, todo o sistema hospitalar entra em colapso, há falta de profissionais para o tratamento dos doentes e falta de insumos, tais como medicamentos e oxigênio.

Essa situação caótica inviabiliza todos os encontros presenciais e com isso o PLENU adia o início do curso Promotoras Legais Populares, turma 2021 da região de Sorocaba, mas as atividades e encontros virtuais continuarão, pois a crise sanitária, social e econômica vivida pelo povo brasileiro é mais cruel ainda com as mulheres, que viram aumentar a violência e o feminicídio.

Essa decisão sobre o curso Promotoras Legais Populares, que, pela primeira vez deixa de acontecer em Sorocaba desde o ano 2003, não significará um distanciamento da formação das Mulheres para o enfrentamento dessa situação.

Reafirmamos nosso compromisso na defesa dos Direitos das Mulheres, participando e realizando as atividades virtuais, sempre atento às dificuldades advindas do isolamento social.

Foi assim que nos juntamos a entidades do movimento das mulheres, para a realização, em 2020, de um Curso de Extensão virtual voltado à formação e construção de uma Rede Nacional de Promotoras Legais Populares. O PLENU indicou as coordenadoras Néia Mira e Déia Souza e concluíram o curso realizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Portanto, fazemos parte de uma rede nacional para a defesa dos direitos das Mulheres, o que é mais uma ferramenta importante (facebook.com/rede.plp.nacional).

Nesse contexto, buscamos a realização de um curso na forma de módulos, que será disponibilizado gratuitamente para as mulheres previamente inscritas.

DO FUNCIONAMENTO DO PROJETO

Será realizado na forma virtual, em cinco encontros semanais entre os meses de abril e maio de 2021, sempre no período de 19h30 às 21h00. As mulheres participantes acessarão as palestras através do Google Meet.

CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO

O PLENU dará certificado de participação para as inscritas que assistirem a todas as palestras. A Coordenação enviará por email uma ficha de avaliação de cada palestra para ser preenchida pelas participantes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, DATAS E PALESTRANTES

MÓDULO INTRODUÇÃO AO FEMINISMO

* 16/4/2021: História do Feminismo - Amelinha Teles, Escritora Feminista, integrante da União de Mulheres de São Paulo e da Coordenação do Projeto PLPs e Maria, Marias.

* 23/4 /2021: Direitos das Mulheres - Professora Vera Capucho, Professora da rede pública de ensino, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no BRASIL - HISTEDBR/UFSCar Sorocaba.

* 30/4/2021: Direitos humanos - Dra. Maristela Monteiro, Advogada, Mestranda em Gestão e Administração Pública/FLACSO

* 07/05/2021: Liberdade e Cidadania - Professora Rosalina Burgos (Geógrafa, Professora Doutora da UFSCar Sorocaba, Vice-chefe do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCar Sorocaba)

* 14/05/2021: Mulheres na Política - Professora Iara Bernardi (Vereadora de Sorocaba em seu 5º mandato, ex-Deputada Federal, autora de leis de defesa dos Direitos das mulheres, relatora do FUNDEB, presidenta de honra do PLENU, fundadora do PT Sorocaba e militante feminista e ambiental


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cartilha do Programa Dignidade Menstrual

O Programa Dignidade Menstrual é uma iniciativa do Governo Federal para promover a saúde mestrual de mulheres em situação de vulnerabilidade social. O programa foi lançado em janeiro pelo Ministério d

bottom of page