A professora e vereadora Iara Bernardi ministrou a palestra “Educação, Escola e Sociedade” para as alunas do curso de Promotoras Legais Populares - Turma Marielle Franco, na sexta-feira, 26 de julho.
Iara apresentou uma breve história da educação em nosso país, desde o Brasil Império até os dias atuais, passando pelo triste período da Ditadura Militar. A educadora pontuou os problemas e avanços conquistados em cada período na área da educação e explicou sua profunda relação com a formação da sociedade e suas implicações para o desenvolvimento do país.
Ao longo da história brasileira, a escola sempre foi um lugar para poucos cidadãos privilegiados e, quando ocorreram ampliações do acesso à escola para a população em geral, o objetivo sempre esteve ligado ao “educar para trabalhar”.
Iara trouxe os ensinamentos deixados pelo educador brasileiro Paulo Freire, que é reconhecido mundialmente pelo seu método de alfabetização popular que utiliza elementos da realidade vivenciada pelo cidadão para ensinar a ler e a refletir sobre a sociedade.
Diante dessa realidade, as alunas puderam compreender melhor a importância da educação ser um direito de todos garantido pela Constituição Federal de 1988 e as diversas políticas públicas implementadas nos governos dos presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que ampliaram o acesso à educação para as classes sociais que historicamente estiveram marginalizadas.
Iara contou que, quando deputada federal, esteve à frente da aprovação do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e trabalhou fortemente para a instalação de um campus da UFSCar em Sorocaba e de Institutos Federais para a região.
Durante a palestra, as alunas foram instigadas a refletir e debater sobre temas atuais como as propostas de “escola sem partido”, escola cívico-militar e homeschooling. Iara finalizou com uma provocação: “como seria uma educação libertadora? O que falta para alcançarmos?”
Iara Bernardi é professora e Mestre em Biologia da Conservação e Biodiversidade pela UFSCar. Foi três vezes deputada federal, e está em seu quinto mandato como vereadora. Trouxe a UFSCar e o IFSP para Sorocaba. Defende a educação, o meio ambiente, saúde e o direito das mulheres, LGBTQIAPN+ e minorias.
Comments