top of page

Brasil é o quinto país com mais mulheres encarceradas no mundo: 37.380 presas

(O Globo, 23/09/2015) Mais de 700 mil mulheres e meninas estão sendo mantidas em prisões em todo o mundo, diz um relatório do Institute for Criminal Policy Research, de Londres. O número aumentou 50% desde 2000, ultrapassando o crescimento entre os homens, de acordo com a terceira edição da Lista Mundial de Aprisionamento Feminino. Apenas três países - Estados Unidos, China e Rússia - representam cerca de metade da população carcerária total do sexo feminino. O Brasil, quinto país do ranking, tem 37.380 mulheres encarceradas.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo consideram que governos em todo o mundo deveriam demonstrar "profunda preocupação" com os dados levantados. O relatório é baseado em dados de 219 países e territórios dependentes. Mas é provável que o número total de mulheres e adolescentes na cadeia seja ainda maior, segundo os autores do relatório, pois alguns países não forneceram dados e os dados chineses estavam incompletos.

"[Mulheres e meninas] são um grupo extremamente vulnerável e desfavorecido, e tendem a ser vítimas de crimes e abusam de si mesmas. O aumento de aproximadamente 50% no número de mulheres e meninas presas nos últimos 15 anos deve ser motivo de profunda preocupação para os governos, as administrações penitenciárias e todos os que estão comprometidos com a justiça e a reforma penal", comenta no relatório Jessica Jacobson, diretora do instituto britânico, parte da Universidade Birkbeck.

Os países africanos têm a menor proporção de mulheres na prisão, enquanto El Salvador, Brasil, Camboja e Indonésia têm visto grandes aumentos.

O estufo aponta que 205.400 mulheres e meninas estão presas nos Estados Unidos, 103.766 na China (sem contar com um número desconhecido que ainda aguarda julgamento ou em detenção administrativa). Em seguida vem a Rússia, com 53.304 detentas, Tailândia (44.751), Brasil (37.380), Vietnã (20.553), Índia (18.188) e México (13.400).

As prisioneiras constituem, geralmente, entre 2% e 9% do total da população carcerária de um país, com a exceção de três países com populações muito pequenas. Os índices mais altos estão em Hong Kong (mais de 19%), Macau-China (quase 18%), Myanmar (mais de 16%), Bolívia, Qatar, Tailândia e Vietnã (entre 14 e 15%) e Kuwait (quase 14 %).

Acesse no site de origem: Brasil é o quinto país com mais mulheres encarceradas no mundo: 37.380 presas (O Globo, 23/09/2015)

Fonte: Agência Patrícia Galvão


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nós, PLP’s Pretas do Estado de São Paulo, das cidades de Americana, Araraquara, Atibaia, Bertioga, Botucatu, Campinas, Diadema, Franco da Rocha, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Jaú,

bottom of page