top of page

Amelinha Teles fala no Sesc sobre a história do feminismo

Os livros estarão a venda no local. Procurem chegar uma hora antes para que possam garantir o ingresso. Vamos lá!!!

Terça-feira, 24 de Outubro de 2017 O Sesc promove amanhã, às 19h, no teatro da unidade, o encontro "A História do Feminismo no Brasil". Com participação da militante feminista e ex-presa política, Amelinha Teles, a atividade resgata a história do movimento feminista em nosso país e sua importância em divulgar a condição das mulheres, milenarmente discriminadas, excluídas da vida social e política e com direitos negados até hoje.

Na ocasião, também ocorrerá o relançamento do livro Breve história do feminismo no Brasil e outros ensaios. Publicado pela Editora Alameda, a nova edição do livro, que saiu pela primeira vez em 1993, amplia a obra clássica sobre o movimento feminista brasileiro de Maria Amélia de Almeida Teles, e inclui seis novos ensaios que analisam as pautas da luta feminista nos últimos anos, levando em conta as marcas deixadas pela ditadura militar.

Maria Amélia de Almeida Teles, ou Amelinha, como é conhecida, é uma referência nacional na luta pela memória, verdade e principalmente, pela justiça. Foi militante durante os repressivos anos da ditadura militar no Brasil e acabou sendo presa junto com seu marido, irmã e os filhos pequenos com 5 e 4 anos na época, pela Operação Bandeirantes em São Paulo, onde foi submetida a diversos tipos de tortura. Hoje Amelinha é diretora da União de Mulheres de São Paulo, coordenadora do projeto Promotoras Legais Populares. Fundou a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e integra a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo. Dedica-se há mais de 30 anos à luta pela apuração das atrocidades da ditadura e pela responsabilização dos agentes do Estado pelos crimes cometidos. A atividade é gratuita e os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência, na central de atendimento. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555. Mais informações: (15) 3332-9933.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cartilha do Programa Dignidade Menstrual

O Programa Dignidade Menstrual é uma iniciativa do Governo Federal para promover a saúde mestrual de mulheres em situação de vulnerabilidade social. O programa foi lançado em janeiro pelo Ministério d

Comments


bottom of page