top of page

Promotoras Legais Populares 2025

Price

Duration

8 meses

Sobre o Curso

Inscrições abertas para o 21º Curso Promotoras Legais Populares de Sorocaba, turma Marina Silva


As inscrições acontecem a partir do dia 7/7 (segunda-feira) até 13/7 (domingo), através do link:


Coordenado em Sorocaba pelo Plenu – Instituto Plena Cidadania e apoiado por entidades e órgãos públicos, o curso visa criar, nas mulheres, uma consciência a respeito de seus direitos como pessoas e como mulheres, de modo a transforma-las em sujeitos de direito, além de desenvolver uma consciência crítica sobre a legislação existente e os mecanismos disponíveis para aplicá-la, de maneira a combater o sexismo e o elitismo.


O curso é gratuito, limitado a 30 vagas.


As aulas ocorrerão sempre às sextas-feiras, das 19h às 22h. O curso terá a duração de seis meses. Contato para maiores informações via WhatsApp: (15) 98110-2327.


Atividades de Imersão: as alunas deverão cumprir horas de estágios complementares a formação durante o curso, em órgãos públicos, ONGs, eventos com temas de interesse do curso, etc.


O conteúdo abrange a organização do Estado e da Justiça, a Introdução ao estudo do Direito, o conhecimento das normas e políticas de Direitos Humanos, Direitos Constitucionais, Direitos reprodutivos, Saúde, Direito de Família, Direito Trabalhista, Previdenciário, Penal, do Consumidor, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos das Pessoas vivendo com AIDS, Igualdade Racial, dentre outros assuntos.


Promotoras Legais Populares


O nome "Promotoras Legais Populares", adotado no projeto e usado em diferentes países, significa mulheres que trabalham a favor dos segmentos populares com legitimidade e justiça no combate diário à discriminação. São aquelas que podem orientar, dar um conselho e promover a função instrumental do Direito na vida do dia a dia das mulheres. O Projeto Promotoras Legais Populares tem na coordenação estadual a União de Mulheres de São Paulo, a Coordenação Promotoras Legais Populares Rede Nacional, o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública IBAP e o Movimento do Ministério Público Democrático – MPD.


Marina Silva é a homenageada da 21ª Turma de PLPs


Marina Silva é uma liderança feminina que une causas ambientais, justiça social e democracia, reforçando o debate sobre desenvolvimento sustentável e inclusão. Sua trajetória lembra ao Brasil que a diversidade regional, social e cultural deve ser respeitada e representada na tomada de decisões políticas.


Atual Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina nasceu em 8 de fevereiro de 1958, no seringal Bagaço, no Acre. Vinda de uma família pobre de seringueiros, enfrentou uma infância marcada por extrema pobreza, trabalhando desde cedo para ajudar a família. Aprendeu a ler aos 16 anos, depois de migrar para Rio Branco, onde buscou tratamento para doenças como hepatite, contaminação por mercúrio e leishmaniose.


Formou-se em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e logo iniciou sua militância ao lado de Chico Mendes, na defesa dos povos da floresta e do meio ambiente. Sua trajetória política começou como vereadora de Rio Branco (1989-1991), depois deputada estadual (1991-1995) e, em seguida, senadora (1995-2011), sendo uma das parlamentares mais jovens do Senado à época. Foi Ministra do Meio Ambiente no governo Lula (2003-2008), quando ficou conhecida por implementar políticas de redução do desmatamento na Amazônia.


Marina Silva voltou ao cargo de ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, no terceiro mandato do presidente Lula, nomeada em janeiro de 2023.


Em um meio ainda dominado por homens, especialmente em cargos de liderança, Marina Silva simboliza o fortalecimento da presença feminina na política, incentivando outras mulheres, especialmente negras, periféricas e indígenas, a ocuparem espaços de poder.

Sua Instrutora

Neia

Neia

bottom of page