Fone: 15. 99105-1807 Rua Júlio Hanser, 140
Lageado – Sorocaba-SP

Notícias

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte

PROJETO JORNADA MULHERES NA PANDEMIA TEM ÚLTIMA PALESTRA NESTA SEXTA-FEIRA

Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021
PROJETO JORNADA MULHERES NA PANDEMIA TEM ÚLTIMA PALESTRA NESTA SEXTA-FEIRA
PROJETO JORNADA MULHERES NA PANDEMIA TEM ÚLTIMA PALESTRA NESTA SEXTA-FEIRA
Ampliar
PROJETO JORNADA MULHERES NA PANDEMIA TEM ÚLTIMA PALESTRA NESTA SEXTA-FEIRA
PROJETO JORNADA MULHERES NA PANDEMIA TEM ÚLTIMA PALESTRA NESTA SEXTA-FEIRA

Chega ao final, nesta sexta-feira, dia 10 de setembro, às 19h30, o segundo módulo do projeto "Jornada Mulheres na Pandemia", promovido de forma virtual pelo PLENU ao longo de 2021, para mulheres previamente escritas. A última palestra será sobre Estrutura, com a advogada e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Emanuela Barros. A realização do projeto se deu diante do cenário caótico da pandemia de Covid-19, que impediu, pela primeira vez desde 2003, a realização do curso Promotoras Legais Populares, turma 2021.

Além da impossibilidade da realização dos encontros presenciais, a crise sanitária também gerou um aumento dos casos de violência e feminicídio em todo o Brasil e a necessidade do enfrentamento dessa situação. A fim de reafirmar seu compromisso com a defesa dos Direitos das Mulheres, o PLENU iniciou o projeto em abril e maio, com o primeiro módulo e 5 encontros virtuais, e com o segundo módulo iniciado no final de julho e que se encerra neste dia 10 de setembro.

No primeiro módulo foram oferecidas as palestras História do Feminismo, com a escritora feminista Amelinha Teles; Direitos das Mulheres, com a professora Vera Capucho; Direitos Humanos, com a advogada Maristela Monteiro; Liberdade e Cidadania, com a professora Rosalina Burgos; e Mulheres na Política, com a professora e vereadora Iara Bernardi.

Neste segundo módulo, os encontros foram sobre Direitos das Mulheres, com a jornalista Fernanda Ikedo; Violência de Gênero, com professora Vivian Delfino Motta; Violência Doméstica, com a socióloga e coordenadora do curso de PLPs de São Bernardo do Campo, Dulce Xavier; Lei Maria da Penha, com a professora Adjunta do Núcleo de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro Livia Gimenes; Feminicídio, com a delegada e professora de direito penal Fernanda Ueda; e Políticas Públicas para as Mulheres, com a enfermeira e secretária geral do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Regina Cardoso; além da palestra final com a advogada Emanuela Barros.

No último encontro teremos também a fala da presidenta do PLENU, Tânia Bacelli, e da presidenta de honra, a vereadora Iara Bernardi, para encerrar a programação do projeto. As 50 participantes, vindas dos municípios de Sorocaba, Votorantim, Tatuí, Boituva, Salto de Pirapora, Cesário Lange, Itapetininga, São Roque, Alumínio e Mairinque, que assistiram a todas as palestras, receberão certificados de participação concedidos pelo PLENU.

Voltar