Estamos vendo e vivendo um tempo de desrespeito e hostilidade com as pessoas que não comungam das mesmas ideias, sobretudo com as mulheres. O sexismo e o machismo têm se apresentado com forte intensidade e com a sensação de que está acima de quaisquer punições.Vimos recentemente episódios envolvendo mulheres parlamentares sendo assediadas, ameaçadas e desqualificadas por segmentos impermeáveis aos valores igualitários e de respeito à diversidade.
Agora vimos, num ato repugnante e odioso, um cidadão sorocabano, de formação acadêmica qualificada, mas sem nenhum apreço à boa educação, achincalhando uma mulher, com histórico irrepreensível de vida pública. A vereadora Iara Bernardi, representante da população sorocabana, de família tradicional da cidade, pelo fato de, no exercício de seu mandato, divergir das ideias do cidadão, médico João Edward Soranz Filho, teve sua imagem agredida e injuriada.Usando de uma ferramenta de comunicação (grupo de Whatsapp), o mencionado senhor atacou de forma torpe a vereadora Iara Bernardi, com termo grosseiro e indecente, expondo sua simpatia pelo machismo e desprezo pela condição de mulher. Os achincalhes proferidos pelo médico foram tão grosseiros que causou indignação e repúdio, inclusive no grupo de Whatsapp, onde despejou tamanha baixeza.
Diante do ocorrido, manifestamos nossa solidariedade à vereadora Iara Bernardi, e externamos nosso repúdio a qualquer ato de discriminação e preconceito, seja qual for, que venha a agredir, desqualificar ou injuriar uma pessoa.
Exigimos das autoridades competentes uma ação efetiva, no sentido de coibir deplorável comportamento, para que não se naturalize como um ato qualquer.
Por último, conclamamos a todas as pessoas que se indignam com atos que atentam contra a pessoa humana, pelo simples fato de pensar diferente, a reprovar tal comportamento.
Sorocaba tem respeito pelas pessoas.
ASSINAM O MANIFESTO