Fone: 15. 99105-1807 Rua Júlio Hanser, 140
Lageado – Sorocaba-SP

Notícias

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte

A Sessão Solene de Formatura do 17º Curso de Promotoras Legais Populares foi realizada no dia 31 de janeiro no plenário da Câmara Municipal

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2020
17ª Turma leva o nome da líder feminista Elisa Gomes, falecida no ano passado
17ª Turma leva o nome da líder feminista Elisa Gomes, falecida no ano passado
Ampliar
17ª Turma leva o nome da líder feminista Elisa Gomes, falecida no ano passado
17ª Turma leva o nome da líder feminista Elisa Gomes, falecida no ano passado

A mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Vereadora Iara Bernardi, ex-vereadora Tânia Bacelli, presidente do Plenu (Instituto Plena Cidadania); Emanuela Oliveira de Almeida Barros, presidente do Conselho Municipal da Mulher e paraninfa da turma; coordenadora do curso de Sorocaba, Claudineia Aparecida de Mira; coordenadora do curso de Mairinque, Ildeia Maria de Souza; e Adriana Gomes, representando a família da homenageada Elisa Gomes.

Breve perfil - Homenageada pela 17ª Turma de Promotoras Legais Populares, Elisa Gomes, que foi funcionária pública estadual, destacou-se como uma líder feminista de forte atuação em Sorocaba, articulando a unificação do movimento feminista na cidade. Também participou das lutas pela redemocratização do país, inclusive a campanha das Diretas-Já, em 1984. Participou da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e foi a primeira a presidi-lo, tendo atuado nas várias lutas das mulheres em Sorocaba.

Uma de suas últimas participações públicas como líder feminista foi na sessão solene de abertura da 17ª Turma de Promotoras Legais Populares, realizada na Câmara Municipal de Sorocaba na noite de 9 de março de 2019. Naquela ocasião, Elisa Gomes, então com 82 anos, definiu a aliança entre as mulheres como "uma aliança fraterna, esculpida com os elos das nossas histórias, com as lágrimas e dores de nossa memória". E enfatizou que as mulheres se tornaram "protagonistas de um novo espetáculo", buscando uma "vida de coragem, de novas descobertas, sem fronteiras, liberta". Elisa Gomes faleceu no dia 24 de agosto de 2019, aos 83 anos.

Imagem

No final da sessão solene, as alunas receberam o certificado de conclusão do curso e logo a seguir elas fizeram a leitura do jogral das PLPs. O evento contou com apresentações musicais de Julia Valentim (voz e violão), uma apresentação de dança sob a direção da aluna do curso PLP e professora de dança Juliana Fazzane, com as alunas Ana Clara, Denise e Cleci, além de uma apresentação das próprias formandas. A aluna Laudicéia Campos Oradora da turma fez um belo discurso representando as alunas.

Assista a Sessão Solene completa abaixo:

Voltar